Pesquisar

O fruta-pão

Fruto de uma árvore exótica (fruteira-pão), introduzida no Brasil em 1800 originária da Ásia, mas especificamente das ilhas da Polinésia, Java, Sumatra e Malásia, regiões tipicamente tropicais com elevada pluviosidade anual.   
Planta lactescente, perenifólia, de 15-25 m de altura. Folhas inteiras na base com 5-11 lobos profundos no ápice de 25-90 cm de comprimento. Flores masculinas em espigas cilíndricas de 15-30 cm e as femininas globosas com aproximadamente 6 cm. Frutos compostos de polpa carnosa, doce e aromática de cor creme ou amarela, com ou sem sementes consumidos in natura ou cozidos e muito apreciados (LORENZI et al, 2006) ¹.
O fruta-pão possui duas variedades. A “apirênica” chamada popularmente como fruta-pão de massa e propagada por meio de estaquia das raízes, que não possui sementes e é cultivada para o consumo da polpa cozida, assada ou frita de coloração branco-amarelada quando crua, e amarela intensa após o cozimento. Sua polpa é rica em amido, proteínas e vitaminas, também pode ser transformada em farinha e utilizada em panificação, confeitaria e até para o preparo de nhoque. Já a polpa amarronzada da variedade “seminífera”, conhecida como fruta-pão de caroço, não é para ser consumida. No entanto, suas numerosas sementes, por meio das quais se faz a multiplicação da planta, são comestíveis após assadas ou cozidas (MATHIAS, 2016) ².
Na Polinésia existe a tradição de que cada nova família deve plantar no quintal da casa uma muda de fruta-pão, com o intuito de que esta planta alimente seus membros por muitos anos.

Nome Popular: fruta-pão
Nome Cientifíco: Artocarpus altilis var. seminífera (Parkinson) Fosberg
Família: Moraceae

¹ Lorenzi, H. et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006. p. 434
²  Mathias, João.: Globo Rural. Como identificar fruta-pão, 09/05/2016. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2016/05/como-identificar-fruta-pao.html, Acessado em: 12/10/2017.