Pesquisar

O bugi

Planta também conhecida por cabuçu, uvinha-de-restinga, ou pau-de-estalo, é o fruto de uma trepadeira, ou pequena árvore de 2-5 m, de altura que ocorre na restinga e na Mata Atlântica em estados do Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro). Essa espécie possui folhas coriáceas alternas grandes, de forma obovada-orbiculada, com textura de cartolina e ápice ligeiramente agudo, pecíolo cilíndrico e curto 2 cm de comprimento, contendo ócrea. Ramos escandentes, casca acizentada com internós maciços, flores racemosas em espigas compridas, que produzem pequenos frutos de sabor agridoce, consumidos in natura. (Melo. E., 1996) ¹
Fruto do tipo aquénio triangulado, envolvido por um perianto carnoso e brilhante, com polpa reduzida, comestível, embora um pouco adstringente.
Um vegetal interessante pela sua beleza e rusticidade, bastante procurado pela avifauna, frutos comestíveis, embora não muito saborosos para consumo in natura por ser um pouco adstringente, porém nas regiões de restingas nordestinas, bastante utilizado para preparo de sucos e doces.
Uma alternativa interessante para recuperação de áreas degradadas e como opção paisagística de arborização urbana em áreas litorâneas.

Nome Popular: bugi, pau-de-estalo, cabuçu, uvinha-de-restinga
Nome Cientifíco: Coccoloba alnifolia Casar
Família:
Polygonaceae

¹ Disponível em: Melo, Efigênia: Levantamento das Espécies de Cocoloba (Polygonaceae) da Restinga do Estado da Bahia, Brasil, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, 1996, p. 49-59. Consultado em 12/12/2017.