Pesquisar

A murta-do-mato

Também conhecida por ameixa-do-mato ou murtinha, é o fruto da ameixeira, uma pequena árvore de 2-7 m de altura, de copa rala, que ocorre na mata Pluvial Atlântica na restinga, cerrado e caatinga em estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Folhas lanceoladas, acuminadas, subcoriáceas, glabras, lustrosas em ambas as faces, de 5-9 cm de comprimento. Inflorescências axilares, em racemos curtos, com flores pequenas de cor branca, formadas em dezembro e janeiro. Frutos pretos e brilhantes, globosos ou oblongos, com polpa espessa, carnosa e suculenta, de sabor doce e muito agradável, contendo de 1 a 2 sementes brancas e amadurecem em fevereiro-março. (Lorenzi et al, 2006) ¹.
Os frutos são consumidos in natura e são usados para fazer bolos, sucos, sorvetes e geleias. As flores são apícolas e possui propriedades medicinais e a árvore é ornamental podendo ser utilizada na arborização urbana.

Nome Popular: murta-do-mato, ameixa-do-mato, murtinha
Nome Cientifíco: Eugenia candolleana DC.
Família: Myrtaceae

¹ Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006, p.194.