Pesquisar

O maracujá

Um importante fruto tropical originário do Brasil e de alguns países da América do Sul, rico em Vitaminas A e C, tem o Brasil como seu maior produtor.
Trata-se de uma cultura de Regiões Tropicais e Sub-Tropicais, exigente em solos de textura fina, tipo arenosos ou levemente argilosos, bem drenados e profundos e que depende de estruturas de fixação para o seu desenvolvimento. Como é botanicamente auto incompatível, tem a necessidade de fazer polinização cruzada (xenogamia), o que é possível mediante a presença de polinizadores próprios como a abelha mamangava ou através do homem (polinização artificial).
O maracujá, como as demais culturas, necessita de um planejamento prévio para sua implantação, desde as questões edafoclimáticas até a escolha da muda, espaçamento, mercado, irrigação e as demais práticas agrícolas necessárias.
No Brasil a espécie mais cultivada é a Passiflora edulis Sims., (maracujá-amarelo/roxo), por ser mais produtivo e possuir melhores características industriais, atualmente essa espécie  possui inúmeros cultivares entretanto algumas outras espécies são também cultivadas em menor escala, como: Passiflora circinata (maracujá-do-mato); Passiflora coccinea (maracujá-poranga); Passiflora elegans (maracujá-de-estalo); Passiflora nitida (maracujá-doce ou suspiro); Passiflora vitifolia (maracujá-folha-de-uva) e Passiflora quadrangularis (maracujá-açu) (Lorenzi et al, 2006) ¹.

¹ Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006, p. 252/276.