Pesquisar

O melão-cruá


Fruto do cruazeiro, uma trepadeira da família Cucurbitaceae, cuja espécie Sicana odorífera (Vell.) Naud.,  parente próximo do melão, abóbora,  chuchu, melancia, maxixe, pepino antigamente bastante cultivada em pomares domésticos, atualmente  pouco encontrada, é mais comum na região sul e sudeste, de ramos angulados, com folhas simples, lobadas, flores solitárias axilares, unissexuais na mesma planta, frutos grandes cilíndricos de coloração parda, vinácea ou preta, contendo muitas sementes envolvidas por polpa carnosa de sabor adocicado, amarela e aromática. (Lorenzi et al, 2006).
O cruazeiro é uma trepadeira bastante rústica de fácil adaptação que pode ser cultivada em climas tropicais temperados e subtropicais, em solos arenosos à argilosos, úmidos e  ricos em matéria orgânica. Como se trata de espécies com flores separadas embora no mesmo pé, ela necessita de mais de uma planta para que ocorra uma polinização cruzada.

Planta também conhecida por: jamelão, melão-mortadela, melão-de-cipó, melão-caboclo, melocotão, cruá-vermelho e cruá-roxo a depender da variedade. É importante notar que a classificação das duas variedades ou espécies ainda necessitam de estudos taxonômicos mais  aprofundados já que alguns autores classificam o melão-cruá como duas espécies diversas considerando o vermelho como Sicana odorífera e o preto como Sicana  atropurpurea.
O cruazeiro pode ser cultivado como trepadeira ornamental, seus frutos são consumidos verdes ou maduro, podem ser utilizados em sopas, guisados e conservas. Produz também um saboroso suco, refrescante e bastante nutritivo, além de servir para fabricação de doces. As frutas quando maduras conservam-se por até 60 dias em temperatura ambiente. Ele também é usado como repelente de insetos, e no Sri-lanka os nativos o utilizam para perfumar roupas, residências e altares religiosos. (Muniz.H.J.T., 2017)


LORENZI, H; BACHER, L; LACERDA, M; SARTORI, S. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006, p.132

MUNIZ.H.J.T.,  Colecionando frutas,2017
Disponivel em :http://,.www.colecionandofrutas.org/sicanaodorifera.htm. Acessado em 19 de Mar. 2018.