Pesquisar

O angelim-de-morcego

Uma árvore nativa da restinga arbórea de 2–12 m de altura, copa arredondada e densa, com tronco cilíndrico e curto de 30-50 cm de diâmetro, revestido por casca suberosa. Folhas glabras, compostas imparipinadas de 5-9 folíolos, lustrosas. Inflorescência em panículas terminais com flores azul-rosadas. Frutos do tipo legume drupáceo de forma oval e cor verde-amarelada contendo uma só semente também ovalada. Ocorre do Ceará até o Espírito Santo na floresta pluvial Atlântica de restinga e tabuleiro sobre solos arenosos.
Trata-se de uma planta heliófita e seletiva higrófita amplamente dispersa por morcegos que ingerem a polpa dos seus frutos. Sua floração ocorre entre dezembro e janeiro, produzindo os frutos em junho-julho.
Sua madeira é utilizada para produção de estacas, dormentes, além de carpintaria e marcenaria. (Lorenzi et al, 2009) ¹.
Também importante vegetal na área de farmacologia por conter derivados fenólicos, especialmente, flavonoides como as isoflavonas e catequinas, fontes de substâncias bioativas com elevada atividade antioxidante, como também antimalárica. (Ferreira, Dorigetto et al, 2013) ².
O angelim-de-morcego pela sua performance, resistência, produção de sombra e beleza das suas flores tem sido muito utilizado em arborização de parques, praças e ruas de passeios largos.

Nome popular :angelim-de-morcego, rajadeira, angelim
Nome Cientifíco: Andira nitida Mart. Ex Benth.
Família: Fabaceae

¹ Lorenzi, Harri et al.: Árvores Brasileiras (Manual de Identificação e Cultivo de   Plantas Nativas do Brasil), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2002., vol1, 4.ed, p.136,  ISBN 85-86714-16-X

² Disponivel em :https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1526. Acessado em: 15/02/2019.