Pesquisar

O manjogome


Uma planta invasora consumida em Sergipe, como Planta Alimentícia Não Convencional (PANC),  também conhecida popularmente como  “língua de vaca”, ou “efó”, na Bahia, em Pernambuco como Maria-gorda, no Pará como caruru, em Minas gerais como beldroega-grande, além de cariru,  lustrosa-grande e  erva-gorda em outras localidades,  embora muito comum em todo o território brasileiro.
Cognominada de manjogome em Sergipe, pelo fato de que na Campanha de Canudos (1896 / 97), no tempo de Antônio Conselheiro, uma volante comandada pelo Major Gomes, na época Capitão Gomes Carneiro, perdeu-se na caatinga e seus comandados estavam prestes a morrer de fome, quando o Major descobriu essa planta nativa e fez uma enorme panelada alimentando os seus comandados. Como os soldados não sabiam o nome da planta batizaram-na de “planta-do-major-gomes” que, com o passar do tempo, por corruptela de linguagem passou a ser conhecida por “manjogome”.
Essa planta herbácea, (40-60 cm), carnosa glabra, de folhas simples, curto-pecioladas  e flores com inflorescências racemosas terminais e axilares, de coloração  rósea  é nativa do Brasil.
Trata-se de um vegetal consumido como prato típico em quase todo o Norte e Nordeste do Brasil e bastante apreciado pela população dessas regiões.  Na Amazônia é cultivada como hortaliça e no interior de Sergipe é bastante consumido, principalmente  quando preparado com coco sob forma de moqueca.
Suas folhas e talos, em outras regiões são também cozidos com feijão e como substituto do espinafre em muitos outros pratos como: pão verde, patê com ricota, como recheio de pasteis e massas, com tapioca, torradas e biscoitos, refogado com linguiças, com ovos cozidos, entre inúmeras outras formas de consumo (Kinupp, Lorenzi, 2014).*
Na medicina popular é bastante usada para combater anemia. Possui ácido fólico, mucilagens, pigmentos, sais minerais, taninos e propriedades medicinais, como: antiescorbútica, béquica, cicatrizante, calicida, diurética, depurativa e emenagógica,  indicada para: afecções da pele, calos, corte, debilidade orgânica, edemas, escorbuto, neurastenia, fraqueza em geral, infecções intestinais, inflamações  tópicas e problemas gastrintestinais (Braga,R.C, 2010). **
A análise química da matéria seca de folhas e ramos  do manjogome ou cariru, como é conhecido na Regiâo Norte, revelou através de pesquisas realizadas pela Embrapa (CPAA) Manaus, um enorme potencial de minerais importantes para a saúde como: pró-vitamina A, Vit.B², B³, C, além de sais de Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, Enxofre, Cobre, Manganês, Sódio, Zinco e  Fluor, sob forma de fluoreto (Cardoso,M.O.,1997).


Nome Popular: manjogome, maria-gorda, cariru, joão-gomes, lustrosa.
Nome Cientifíco: Talinum triangulare  (Jacq.) Wild.
Família:  Talinaceae ( Ex-Portulacaceae)


* Kinupp, Valdely, Ferreira, Lorenzi, Harri.: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil :guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006.p.441. 

** Disponível em: http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Talinum_paniculatum.htm, acessado em 17/03/2019