Páginas

A angelim-coco

Árvore de pequeno porte atingindo 4-7 m, com copa arredondada e rala. Tronco tortuoso de 30-40 cm de diâmetro, As folhas são compostas imparipinadas, facilmente identificada pelas estípulas persistentes, ferrugineas e pubescentes no ápice dos ramos. As flores nascem em panículas terminais e tem coloração lilás e brancas (Lorenzi, 2002).  Os frutos são grandes de 8 a 10 cm de diâmetro e lembra uma manga verde, contendo uma semente volumosa de 3 a 5 cm de diâmetro.
Frutifica de abril a agosto. A polpa do fruto tem textura firme que lembra o coco, esta pode ser retirada com faca e depois é preciso ferver uma vez e jogar a água fora. Depois pode ser ralada e preparada com doce de coco ou abobora ou cosida com carne ou em sopas.
A planta é heliófila e vegeta bem em solo com bastante cobertura morta para manter a umidade, muito rústico e aprecia solos arenosos de rápida drenagem com pH  neutro. Por ser bastante ornamental, principalmente quando em flor e seletiva higrófita é recomendada para arborização urbana em calçadas estreitas, canteiros centrais, praças e parques.

Nome Popular: angelim-coco / angelim-doce
Nome Cientifíco: Andira legalis (Vell.)Toledo
Família: Fabaceae

Por: Antonino Campos de LIma - Eng° Agrônomo