Páginas

A carambola

Árvore de porte médio, medindo entre 5-10m, com tronco de 20-30cm de diâmetro. Folhas compostas, alternas imparipinadas. Flores pequenas púrpuras em inflorescências cimeiras axilares. Fruto do tipo baga oblonga e profundo-costadas, com cinco arestas agudas, amarelo-esverdeado, sabor agridoce com polpa suculenta e sementes pequenas.
Trata-se de uma planta exótica, originária da Ásia Tropical e introduzida no Brasil desde século XIX, hoje encontrada em todo o país.
Seus frutos, por possuírem ácido oxálico e oxalatos solúveis são considerados tóxicos e desaconselháveis para quem tem problemas renais, cuja insuficiência renal ocorre devido à precipitação dos cristais de oxalato nos rins (Lorenzi et al, 2011).  
Por ser rica em diversas vitaminas, como a vitamina A, C e algumas do complexo B, a carambola é muito usada para prevenção de gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, age como antioxidante, fazendo com que o corpo seja capaz de combater os radicais livres.
Espécie de rápido crescimento e indicada para arborização de ruas estreitas, praças e parques, devido a beleza da sua copa arredondada e qualidade de seus frutos.

Nome Popular: carambola
Nome Cientifíco: Averrhoa carambola L.
Família: Oxalidaceae