Páginas

O jatobá

Uma árvore frondosa, que mede de 15-20m de altura, com tronco de até 1m de diâmetro, possui folhas compostas com dois folíolos, fruto do tipo legume indeiscente de cor marrom, possuindo de 2-4 sementes envolvidas por uma polpa farinácea de cor amarela e com forte odor. (Lorenzi, 2002)
Em Sergipe, esta espécie encontra-se em processo avançado de extinção, e segundo a Embrapa, o jatobá está sendo vítima, não só de sua exploração desordenada, como pelo desequilíbrio em seu ecossistema natural, já que com a caça predatória das cotias, que é o seu principal agente de dispersão, a tendência será o desaparecimento definitivo dessa preciosa espécie.
Seu tronco é bastante espesso, com casca muito resistente e leve, que já foi muito utilizada pelos índios para fabricação de canoas. Do jatobá extrai-se uma resina muito importante que é a jataicica (“Copal da América”), utilizada pela indústria.
Trata-se de uma espécie bastante ornamental, muito utilizada para reflorestamento e indicada para arborização de praças e parques.

Nome popular: Jatobá
Nome científico: Hymenaea courbaril Var. stilbocarpa Y.T. Lee
Família botânica: Leguminosae / Fabacea