Páginas

A dilênia e seu uso na culinária

 

Árvore de caule ereto e espesso, com casca partida e descamante, grande copa, caducifólia, de 10-12m de altura, nativa na Ásia tropical. Folhas aglomeradas na região dos ramos, grandes, coriáceas, de margens denteadas, ásperas, com nervuras plissadas, de 16-24 cm de comprimento, de cor verde-claro, com pecíolo rijo. Flores axilares ou terminais, solitárias, de cor amarela ou alva, bastante aromáticas. O fruto é uma cápsula globosa, pêndula, indeiscente, de pericarpo duro e fino, circulada pelo cálice, que se torna carnoso. Contém numerosas sementes, envoltas em polpa gelatinosa. Fornece madeira de cerne compacto e resistente, própria para construção naval. (Lorenzi et al, 2003).

O imperador Dom Pedro II costumava implantar moedas nos frutos das “árvores-da-pataca” dos jardins do Palácio de Verão para afirmar as crianças que ali nascia dinheiro, daí o nome popular “árvore-do-dinheiro”.

A dilênia, pela sua formação de copa, folhas e frutos ornamentais e sua adaptação e rusticidade é sem dúvida uma espécie exótica recomendável para arborização urbana e paisagismo em geral, além do seu valor alimentício.

 

USO ALIMENTÍCIO

As sépalas podem ser comidas cruas ou cozidas, em forma de geleias e sorvetes ou na forma salgada. Suas pétalas também, quando jovens e abertas podem ser consumidas ou utilizadas para decorar pratos. O fruto dessa  árvore fica na sua parte interna contendo polpa mucilaginosa e sementes que ficam no interior do pseudofruto.   Pode ser usado para preparo de sucos, molhos, caipirosca, geleias, gratinadas ou vinagre quando fermentado. (KINUPP.V.F., LORENZI.H., 2014).

 

SUCO DE DILÊNIA

É preparado, após a limpeza da fruta deixando-a em água com cloro por 15 minutos, retire da solução clorada e lave-a em água corrente. Depois, sobre uma tábua e com uma faca afiada, corte a fruta ao meio, retire as sementes e a corte em pequenos pedaços. Bata no liquidificador, coe em uma peneira, adoce a gosto e sirva em seguida (ele oxida facilmente). Para isso, use apenas, 1 e ½ litro de água gelada, adoçante ou açúcar a gosto (SONIA, M. 2013).

 

GELÉIA DE DILÊNIA

É feita usando os cálices (sépalas) frescos e colocando no liquidificador para triturar, com um pouco de água. Em seguida coloque o suco de um limão que é antioxidante. Adicione metade de açúcar cristal em relação à quantidade de volume triturado. Coloque em seguida em fogo alto e mexa até dar o ponto certo. Ela pode ser utilizada como molho agridoce para carnes.


DILÊNIA GRATINADA

É preparada selecionando as sépalas carnosas inteiras e rechear com queijo levando-a em seguida ao forno para gratinar adicionando carne de porco ou peixe.² Podem ser preparadas também outras receitas sob forma de bolos, sorvetes, patê de camarão com dilênia, doce de batata-doce com dilênia,  entre inúmeras outras.

 

Nome Popular:  árvore-do-dinheiro, dilênia, flor-de-abril

Nome Científico: Dillenia indica (L.) Blanco

Família: Dilleniaceae

  

LORENZI, H; SOUZA; BACHER; TORRES; M;. Árvores Exóticas no Brasil (madeireiras,ornamentais,e aromáticas), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2003, p. 125.

 Ferreira Kinupp, Harri Lorenzi: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação ,aspectos nutricionais e receitas ilustradas  Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 214 .p.374.