Páginas

O feijão-andu e seu uso na culinária

Também conhecido por feijão-guandu, andu, guandu, guandeiro, entre outras denominações populares, o pé de feijão-andu é um arbusto ramificado, ereto, perene, medindo de 1-5m de altura, contendo folhas compostas trifolioladas, de 4-7cm de comprimento. Inflorescências em racemos curtos com flores amarelas. Frutos tipo legume, ligeiramente achatados, com 4-7 sementes acinzentadas ou marrons, que podem ser consumidas cozidas ainda verdes ou quando maduras. Suas folhas Jovens e vagens imaturas bem novas, são também comestíveis.


O feijão andu apresenta um alto teor de proteinas e fibras, além de atrair a água se transformando em um gel durante a digestão, fazendo com que a fibra insolúvel facilite a absorção dos alimentos.

Fornece vitaminas do Complexo B, Cálcio, potássio, Magnésio, Ferro, contribuindo para prevenir anemia. Como é de origem africana, o andu se adaptou a climas secos e solos pobres, por isso encontrado em regiões semiáridas. No Brasil tem sido cultivado no Nordeste e no centro - norte, à exemplo de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e no Piauí.

 

USO NA ALIMENTAÇÃO

 

Mesmo sendo considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), o andu já possui grande diversidade de uso na culinária Nordestina, através de Inúmeras receitas, como: “Farofa de andu”; Baião de dois com andu”; “Arroz com andu”; “Andu com bacon”; “Feijão Tropeiro de andu” ; “Refogado de andu, com carne de soja”; “Andu com verduras”; Andu com costelinhas de porco”; “Chá de folhas de feijão andu”; “Sopa de andu com carne”; “Salada de andu”; “ Purê de andu”, “Andu cozido com pimentões”; entre  inúmeras outras receitas.


       Sopa de andu com carne: Para o preparo da sopa é só colocar os grãos maduros na água durante 24 horas, depois é só escorrer e cozinhar na panela de pressão, como qualquer feijão, adicionando a carne e os temperos (sal, alho, pimenta do reino) e outros a gosto. Misture bem e sirva quente.

 

Feijão andu cozido com pimentões: Para preparar um feijão andu cozido  tenha em mãos pimentão vermelho, pimentão amarelo, alho, cebolinha, sal e temperos variados, como louro, pimenta-do-reino e curry. Depois de pronto, sirva o prato bem quentinho.

 



Nome popular: andu, feijão-andu, guandu
Nome científico: Cajanus cajan (L.) Huth
Família botânica: Fabaceae/Leguminosae

 Ferreira Kinupp, Harri Lorenzi: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no    Brasil: guia de identificação ,aspectos nutricionais e receitas ilustradas  Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 86 .p.402.