Pesquisar

O algodão-da-praia

Uma árvore originária da Índia e das ilhas do pacífico. No Brasil é cultivada pela copa ornamental e pela beleza de suas flores. Possui semelhanças com o H. pernambucensis, entretanto são espécies diferentes. H. tiliaceus, apresenta mancha púrpura na base da corola, folhas com textura cartácea e estômatos nas duas faces foliares (Rocha et al,2000), o que não ocorre com a nossa espécie nativa.  Os estigmas florais são vermelho-escuros e com as pontas arredondadas, outra diferença com a  espécie semelhante.
Trata-se de uma espécie de 10-12m de altura, com copa globosa, folhas simples alternas, com flores grandes de cinco pétalas amarelas com mancha triangular cor de vinho, frutos deiscentes do tipo cápsula, com cálice persistente (Lorenzi et al, 2003).
O algodão-da-praia tem sido amplamente cultivado em quase todo país, principalmente na faixa litorânea do nordeste, para arborização de calçadas, parques, praças e no paisagismo de modo geral. Pela suas características morfológicas, resistência a ventos e salinidade e pela beleza pode ser recomendado para a arborização da cidade.

Nome popular: algodão-da-praia
Nome científico: Hibiscus tiliaceus L.
Família: Malvaceae

Por: Antonino Campos de Lima - Eng° Agrônomo