Pesquisar

Quem sou

Nascido em Aracaju/SE, em 1943, formado em Engenharia Agronômica pela EAB - Escola Agronômica da Bahia, atualmente UFBA - Universidade Federal da Bahia. Em Cruz das Almas na Bahia, no ano de 1966.
Iniciou sua carreira profissional na região cacaueira da Bahia, onde desenvolveu por quase quatro anos as atividades de Extensão Rural. Convidado para lecionar na Universidade Federal de SE. Em 1970, quando iniciou sua trajetória de ensino e pesquisa na área de botânica e paisagismo. Em 1972, participou da criação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da UFS. Ainda nesse ano assumiu a convite da Prefeitura Municipal de Aracaju, o cargo de Diretor do Departamento de Serviços Urbanos, cuja Divisão de Parques e Jardins, estava vinculada.

.Em 1975, a convite do governo estadual, assumiu a Diretoria da EMATER-SE, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, onde permaneceu até 1978, quando retornou para a UFS, para além do ensino e da pesquisa, exercer a função de consultor técnico junto ao ETA (Escritório Técnico Administrativo), na implantação do paisagismo do campus. Durante esse período teve oportunidade de implantar o herbário da universidade, vinculado ao Departamento de Biologia quando coordenava os Projetos Flora-Nordeste/SE e Horta Comunitária, além de participações Culturais como Coordenador Estrutural dos cinco primeiros Festivais de Arte de São Cristóvão, promovidos pela UFS, e Coordenador do CRUTAC/CECAC (Centro de Extensão Cultural e Ação Comunitária), onde coordenava as ações no meio rural. De 1984/88, assumiu o cargo de Prefeito da Cidade Universitária, tendo a oportunidade de implantar entre outros projetos, o horto de apoio do campus universitário, em convênio  com a Prefeitura Municipal de Aracaju, onde foram produzidas milhares de mudas ornamentais e  florestais, necessárias ao paisagismo de Aracaju e do campus da universitário, além de diversas cidades do interior do estado. 

Em 1992, realizando seu antigo sonho, conseguiu juntamente com outros colegas do Depto. de Biologia, implantar o Curso de Engenharia Agronômica da UFS, e logo em seguida também, o Departamento de Engenharia Agronômica, sendo nomeado como primeiro chefe do departamento até a data da sua aposentadoria em março de 1995. 

O Professor Antonino, como era conhecido, lecionou  na UFS, as seguintes disciplinas: Morfologia dos Vegetais Superiores, Sistemática de Fanerógamos, Botânica Econômica e Elementos Básicos de Paisagismo e mesmo tendo eventualmente ocupado alguns cargos dentro e fora da Universidade, jamais deixou de frequentar a sala de aula.

Atualmente, tem ministrado cursos e palestras, publicado livros e artigos técnicos nas áreas de paisagismo e jardinagem, participado do Comitê Municipal de Arborização Urbana de Aracaju como representante da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe - AEASE, além de atuar como responsável Técnico da Flora Fértil.