Pesquisar

A turnera


Herbácea perene, ereta, nativa das restingas de toda América Tropical (inclusive Brasil) de 30-50 cm de altura, ramificada, nativa em quase todo território brasileiro, exceto no Sul. Folhas simples, alternas pecioladas, pubescentes, ovalado-alongadas, serrilhadas e aromáticas. Flores solitárias, axilares e terminais, branco-amareladas ou amarelas com a garganta preta, abrindo-se na parte da manhã e formadas no decorrer de todo o ano. Na variedade “Elegans” as flores são marrom-arroxeadas na base. (Lorenzi et al,2001).
A turnera é extremamente invasora e resistente, vegetando a pleno sol em solo pobre e além de crescer espontaneamente pode ser cultivada para fins ornamentais, medicinais e alimentícios. Suas folhas podem ser usadas para preparo de chá, suco verde e como condimento e as flores para o preparo de geleias e saladas e tem também uso medicinal como anti-inflamatório e afrodisíaco.

USO ALIMENTÍCIO

As flores da chanana ou turnera, são deliciosas para consumo direto in natura, bastante suaves e adocicadas. Suas flores duram apenas uma manhã e para saladas devem ser colhidas na hora do consumo. Como em quase todo local é facilmente encontrada a turnera não precisa ser plantada em hortas para consumo como hortaliça. Elas podem ser usadas em saladas, bebidas e drinks, além de saladas de frutas. São tidas também como afrodisíacas, principalmente a espéie T.diffusa, enquanto a T. ulmifolia é considadrada antibiótica.
Para o preparo do chá das folhas, é só ferver um punhado de folhas frescas ou secas em 1 l de água. Adquirem cor e sabor marcante e agradável. As próprias folhas quando cozidas e coadas, podem ser consumidas em saladas, ou deixando esfriar e adicionando suco de limão, gelo e açúcar, pode se transformar em chá gelado, conhecido por oreganill.
Suas folhas secas e moídas também podem ser preparadas para uso como tempero aromatizante.
Para o consumo das flores pode ser preparada uma geleia especial triturando-as e colocando-as em uma panela com 50% de açúcar cristal em relação ao volume das flores e mexendo-as até dar o ponto desejado.
Outra alternativa é a conhecida salada de flores de chanana que é preparada com óleo de gergelim torrado, sal e limão. Pode ser adicionada outras verduras á exemplo do repolho-roxo para dar contraste de cor ou outra hortaliça ou até fruta, produzindo uma salada mista deliciosa. (Kinupp.V.F. ,Lorenzi.H.,2014).

Nome popular: turnera, chanana, albina, flot-do-guarujá, bom-dia
Nome científico: Turnera subulata Sm. / Sin.: T. ulmifolia var.elegans Urb
Família botânica: Turneraceae


Lorenzi. Harri, Souza.H.M: Plantas Ornamentais no Brasil (arbustivas, herbáceas e trepadeiras), Instituto Plantarum de Estudos da Flora,3.ed., Nova Odessa, SP, 2001.p.1021.

Ferreira Kinupp, Harri Lorenzi: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação ,aspectos nutricionais e receitas ilustradas  Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 214 .p.394