Pesquisar

O pau-ferro

Árvore bastante ornamental, de copa arredondada e baixa, que mede de 10-15m de altura e de tronco curto de 40-60cm de diâmetro, liso e manchado de branco, que vegeta na floresta pluvial atlântica, desde o Piauí até o Rio de Janeiro, passando por todo o nordeste do país, tem sido também utilizado para recuperação de áreas degradadas e exploração de madeira de excelente qualidade.
Trata-se de uma leguminosa de madeira muito dura e resistente, de folhas compostas bipinadas, com 5-11 pinas opostas, contendo de 8-24 folíolos, cada e fruto do tipo legume duro e de cor escura (Lorenzi, 2002).  
O pau-ferro por ser uma planta seletiva higrófita, geralmente encontrada em várzeas úmidas e adaptável em locais baixos pode e deve ser utilizado no paisagismo e arborização de praças e parques em locais menos elevados. Seu plantio em calçadas sob fiação e em locais de transito intenso deve ser evitado porque essa espécie tem galhos menos resistentes que costumam quebrar em épocas chuvosas de ventos fortes.
Destaca-se de outras leguminosas por possuir um tronco característico com casca fina de tons brancos, verdes e marrons, daí ser também conhecida por árvore-leopardo, lembrando os troncos de eucaliptos e de outras espécies da família Myrtaceae.

Nome Popular: pau-ferro, jucá
Nome Cientifíco: Libidibia ferrea Benth.
Sinonímia: Caesalpinia férrea Mart. Ex Tul.var.ferrea
Família: Fabaceae