Pesquisar

A amora-branca

Fruto da amoreira-branca, uma árvore exótica de porte médio, 6 -12 m de altura originária da China e cultivada na região sul do Brasil.  Folhas com margens variadas, lobadas nas plantas jovens e serreadas no vegetais adultos. Flores unissexuais masculinas em densas espigas (amentilhos) e as femininas em espigas mais curtas. Frutos formados por drupas compostas (infrutescências) com textura suculenta sabor doce e agradável (Lorenzi et al, 2006) ¹. Seus frutos podem ser consumidos in natura ou em forma de doces, sorvetes. 
As espécies de amoreira mais cultivadas são Morus alba (amora-branca), Morus rubra (amora-vermelha) e Morus nigra (amora-preta)  Por serem muito nutritivas e apresentarem alto teor de proteína, as folhas da amora branca são utilizadas como o único alimento do bicho-da-seda da amoreira (Bombyx mori) em sua fase inicial de vida.
Segundo a lenda, a cor da amora-vermelha vem do sangue de Píramo e Tisbe um jovem casal babilônico que por um trágico engano praticou o suicídio um após o outro, sob a copa de uma amoreira-branca, usando a espada de Píramo. Desde então os frutos da amoreira quando amadurecem, tomam essa coloração sombria (Sangirardi, Jr.,1984) ².


Nome Popular: amoreira-branca,
Nome Cientifíco: Morus alba L.
Família: Moraceae

¹ Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006.p.441.

² Sangirardi Jr.:  Botânica Fantástica, Ed. Brasiliense, São Paulo, SP,1984, p. 25.