Pesquisar

O jamelão


     
Fruto do jameloeiro, tem sido cultivado no Brasil como árvore ornamental e de sombra. Trata-se de um vegetal muito resistente, de copa frondosa e densa, de 15-20 m de altura, de tronco tortuoso, folhas simples glabras, coriáceas, aromáticas, lustrosas Flores brancas dispostas em racemos, formadas em setembro ou novembro. Frutos oblongos com polpa doce e suculenta, bastante adstringentes, contendo uma única semente, com maturação geralmente em janeiro-fevereiro e bastante apreciados in natura ou em forma de sucos ou sorvetes (Lorenz,H. et al, 2006)¹.
     Fruto originário da Índia e Sri Lanka, muito cultivado no Brasil, principalmente na zona litorânea,  também muito conhecido em Sergipe por “manjelão”, por corruptela de linguagem e em outras regiões por azeitona-doce, jambolão, cereja entre outras denominações, tem sido uma planta  muito pesquisada, não apenas como uma árvore alimentícia e medicinal. Na medicina, possui grandes propriedades: adstringente, antifúngica, antioxidante, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética, e de controle da glicose no sangue e na urina, além de combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células, apresenta ainda grande alternativa como planta potencial para destruir células cancerígenas, por ser rica em substâncias com grande potencial antioxidante, como:  flavonóides,  taninos, antocianinas, além de outros constituintes fenólicos.
     Assim como tem sido evitado nos programas de arborização e paisagismo pelo inconveniente de manchar carros, sujar as mãos e as calçadas e pigmentar a língua, esse mesmo pigmento tem sido amplamente pesquisado até, mais recentemente, como uma alternativa para uso em energia solar (células fotovoltaicas) pela sua capacidade de produção de antocianina (absorvidor termo-solar), em substituição ao silício e outros corantes sintéticos usados atualmente, com a vantagem de ser uma alternativa biodegradável e não tóxica, como os corantes sintéticos usados ​​atualmente para sensibilização de células solares, além de proporcionar uma redução de custo de até 40%.   
     Os cientistas “extraíram o pigmento usando etanol e descobriram que a antocianina era um grande absorvedor termo-solar” O estudo está sendo realizado, segundo o jornal científico IEEE Journal of Photovoltaics, no Instituto Indiano de Tecnologia Roorke, (Satapathi.S, 2017) ².
     Além de todas essas aplicações, o jamelão, apesar de exótico, tem se comportado no Brasil como uma árvore extremamente resistente, incrivelmente higrófita e invasora, com uma copa ornamental de abundante sombra e de reprodução extremamente fácil.

Nome Popular: jamelão, manjelão
Nome Cientifíco: Syzygium cumini (L.) Skeels
Família: Myrtaceae


¹ Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006, p. 460.

² https://www.portal-energia.com/substancia-jamelao-reduzir-preco-paineis-solares/