Flor-de-abril, maçã-de-elefante, árvore-do-dinheiro, árvore-da-pataca, bolsa-de-pastor, (Dillenia indica) é uma árvore de caule reto e grande copa, caducifólia, de 10-12m de altura, originária da Ásia tropical (Lorenzi et al, 2003). Suas flores são axilares ou terminais, solitárias, de cor amarela ou alva, bastante aromática. O fruto é uma cápsula globosa, pêndula, indeiscente, de pericarpo duro e fino, circulada pelo cálice, que se torna carnoso. Contém numerosas sementes, envoltas em polpa gelatinosa. As sépalas podem ser comidas cruas ou cozidas, em forma de geleias e sorvetes. Fornece madeira de cerne compacto e resistente, própria para construção naval.
O imperador Dom Pedro II costumava implantar moedas nos frutos das “árvores-da-pataca” dos jardins do Palácio de Verão para afirmar as crianças que ali nascia dinheiro, daí o nome popular “árvore-do-dinheiro”.
A dilênia, pela sua formação de copa, folhas e frutos ornamentais e sua adaptação e rusticidade é sem dúvida uma espécie exótica recomendável para arborização urbana e paisagismo em geral.
Nome Popular: flor-de-abril
Nome Científico: Dillenia
indica Blanco
Família Botânica: Dilleniaceae
Por: Antonino Campos de Lima - Eng° Agrônomo