Uma árvore frutífera cultivada principalmente no sul e sudeste do Brasil, cujo fruto apresenta uma polpa suculenta muito apreciada nessas regiões.
A guabirobeira mede de 4-15 m de altura e possui folhas com um tufo de pelos nas axilas das nervuras principais da face inferior. Flores solitárias brancas.
No litoral da região sul, vegeta uma variedade de guabiroba, nas dunas, muito parecida com a espécie arbórea, porém de porte bem mais reduzido, menos de 1,5 m de altura, trata-se da guabiroba-rasteira (Campomanesia xantocarpa var. littoralis Landrum), talvez uma adaptação local da espécie (Lorenzi,2006).
Existem ainda varias outras espécies de guabiroba, do gênero Campomanesia como: a guabiroba-verde (C. sessiliflora), guabiroba-rugosa (C. schlechtendaliana), guabiroba-felpuda (C.pubescens), todas vegetando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Apesar de sua ocorrência ser predominantemente nas regiões centrais e sulinas, pode ser cultivada no nordeste, podendo ser uma alternativa para arborização urbana, principalmente para praças e parques já que como frutifica bastante, pode causar sujeira nas calçadas.
Nome Popular: guabiroba, guariba
Nome Científico: Campomanesia
xanthocarpa O. Berg
Família: Myrtaceae