Pesquisar

A fruta-do-milagre

Um pequeno arbusto caducifólio que mede menos de 1m de altura com diversos ramos partindo da base. Folhas simples cartáceas, glabras, nas duas faces, medindo de 3-6. Flores hermafroditas solitárias ou aos pares, nas axilas ou abaixo da zona foliar. Frutos elipsoides, com casca fina, contendo uma polpa carnosa e adocicada, com uma semente, consumidos in natura e bastante apreciados.
Trata-se de uma pequena fruteira ainda pouco conhecida no Brasil, originária da África ocidental cuja principal característica é a capacidade de seu fruto quando mastigado, agir sobre as papilas gustativas receptoras do sabor ácido adoçando completamente qualquer fruta azeda que se prove em seguida, daí o motivo do seu curioso nome popular (Lorenzi et al, 2006).
Planta de crescimento lento, porém adapta-se a diversas condições climáticas. Pode ser cultivada em vasos desde que profundos e preparados com terra vegetal argilosa. Dependendo da região, pode frutificar o ano todo e também pode ser cultivada como ornamental. Essa frutinha contém em sua polpa uma proteína chamada miraculina que ao entrar em contato com as papilas gustativas da língua inibe a nossa capacidade de saborear a acidez e o amargo. Já é utilizada há séculos pelos africanos para adoçar seus alimentos e atualmente é bem conhecida nos Estados Unidos e Europa onde são comercializados vários produtos confeccionados à base de sua polpa
Os frutos também podem ser congelados e depois guardados em frascos no congelador, para consumo mais prolongado.

Nome Popular: fruta-do-milagre,fruta-milagrosa, miraculina, cereja miraculosa
Nome Cientifíco: Synsepalum dulcificum (Schumach. & Tom) Daniell
Família: Sapotaceae


Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006, p. 622.