Pesquisar

O abricó-da-praia

Conhecido popularmente como abricó-amarelo, balata,  abricoteiro, fruto do abricoteiro-da-praia, uma árvore frutífera sub-tropical da família Sapotaceae e da espécie Mimusops commersonii G. Don, originária de Madagascar utilizada para arborização de cidades litorâneas ou mais raramente em pomares domésticos nas regiões sudeste e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma espécie exótica de copa globosa, folhas perenes, lactescente, de 7-10 m de altura, extremamente tolerante a solos salinos. Folhas coriáceas glabras, de cor verde mais clara na face de baixo. Flores solitárias ou agrupadas. Frutos do tipo baga globosa, de casca lisa, contendo polpa cremosa e bastante doce.
Seus frutos são consumidos in natura e pouco apreciados, ou batidos com leite, possuem 02 sementes e amadurecem no verão (Lorenzi et al, 2006).   
          Possui frutos comestíveis ao natural, ou sob forma de sucos, doces, sorvetes, geleias e possui propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval e em carpintaria.
O abricoteiro é encontrado, de forma nativa, nas praias e mangues da ilha de Madagascar (Costa Leste da África), na América Central, e também no Brasil, principalmente, na região Norte e são muitas as propriedades encontradas no abricoteiro, na fruta, brotos, flores, resina ou sementes que beneficiam a saúde, de várias formas. O abricó pode ser empregado como digestivo, antirreumático, antisséptico, vermífugo depurativo, anti-helmíntico e fortificante.
Ao consumi-lo in natura, tomar cuidado ao descascar, porque a casca e a massa onde se encontra a polpa, contém substâncias fortes e amargas, que em contato com os lábios ou a língua, podem causar incômodo por algumas horas.²
Além das qualidades citadas pode ser uma excelente alternativa para o paisagismo de cidades litorâneas, principalmente na arborização de orlas e condomínios de praia.
  
¹ Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006.p.619 .
² Disponivel em:www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/6434-abrico-da-praia-origem-propriedades-e-como-consumir  9/3/18, atualizado: 5/4/18 e consultado em 18/05/2018.