Pesquisar

Os ipês-amarelos

Handroanthus chrysotrichus
Os ipês ou paus-d`arco são plantas da família Bignoniaceae, que no Brasil possuem cerca de 30 gêneros e 400 espécies. No caso dos ipês-amarelos, temos pelo menos 9 espécies conhecidas, todas dos gêneros Tabebuia ou Handroanthus, que apresentam muita semelhança entre sí, causando, de certa forma  dificuldade de identificação.
Handroanthus difere morfologicamente de Tabebuia, principalmente pelo cálice campanulado, geralmente 5-lobado, pelo tom da coloração da corola amarela, e pelos tricomas simples, estrelados, dendroides ou barbados nas estruturas vegetativas e reprodutivas (Santo, Fábio et al, 2014). ¹
Tabebuia aurea
A nossa conhecida craibeira (Tabebuia aurea), por exemplo, quando se apresenta fora do seu habitat mais comum que é a caatinga, ao se deslocar para a zona litorânea, muda seu fenótipo completamente. No bioma caatinga apresenta caule tortuoso, cascudo, folhas mais pubescentes, coriáceas, largas, arredondadas e menores, enquanto no litoral passa a ter folhas mais lisas, estreitas e maiores. Seu porte no habitat natural varia entre 4-6m de altura enquanto na zona litorânea pode atingir de 12-20m ou mais. A própria floração da craibeira-da-caatinga é bem mais abundante em função do estresse hídrico provocado pela escassez de chuvas na região.
Além desses aspectos há que se considerar que com o nome de ipê-amarelo temos cerca de nove espécies dos gêneros nativos Tabebuia e Handroanthus com características muito parecidas e portes diferenciados:
1.    Handroanthus albus - ipê-amarelo-de-serra (20-30m) Folhas c/ bordo serrilhado
2.    Handroanthus ocraceus - ipê-amarelo-do-campo (6-14m); F.c/bordo serrrilhado
3.    Handroanthus serratifolius - ipê-amarelo-ovo (8-20m); Folhas c/ bordo serrilhado
4.    Handroanthus riodocensis - ipê-amarelo-de-casca-sulcada (20-30m)
5.    Handroanthus chrysotrichus - ipê-amarelo-de-encosta- (4-10m) F. c/bordo liso.
6.    Tabebuia umbellata - ipê-amarelo-de-brejo (10-15m); Folhas c/bordo liso.
7.    Tabebuia vellosoi - ipê-amarelo-de-casca-lisa (15-25m); Folhas c/bordo crenado
8.    Tabebuia caraíba - caraibeira-do-norte (12-20m); Folhas com bordo liso
9.    Tabebuia aurea - craibeira-do-nordeste (4-24m). Folhas com bordo liso.
Todas essas espécies são bastante parecidas e variam conforme o porte e a sua constituição morfofisiológica e até de acordo com o habitat onde vegetam. Handroanthus chrysotrichus e H. ochraceus, por exemplo, podem ser diferenciadas das demais espécies pela ausência de tricomas dendroides no cálice. ¹
Handroanthus serratifolius
O Handroanthus riodocensis, também conhecido por Tabebuia riodocensis A. Gentry, (pau´darco-flor-de-algodão ou ipê-amarelo-de-casca-sulcada), uma espécie endêmica do Brasil, encontrada na Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo (Lohmann, 2012), até 200 m de altitude (Gentry, 1992), difere do Handroanthus serratifolius pela cor da sua corola mais escura quando seca, cálice mais glabro, por ocorrer em habitats diversos, entre outras características (Gentry, 1992). ²
A identificação precisa desses ipês-amarelos só é possível ser feita por especialistas ou mediante coleta de material botânico, com posterior estudo taxonômico.

¹ Disponivel em http://www.cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Handroanthus%20riodocensis .Acessado em 27 dezembro 2018.
² Santo, Fábio et al.: Flora da Bahia: Bignoniaceae 2 – Aliança Tabebuia, Bahia, 2014, p. 3.