Pesquisar

Identificação Vegetal por QR code

 

O QR code (sigla do inglês Quick Response), que significa resposta rápida, é um código de barras bidimensional empregado para catalogar informações, que podem ser facilmente escanerizadas por telefones celulares e tablets e já vem sendo utilizado no Brasil, há alguns anos em inúmeras atividades.

A necessidade de identificar vegetais em áreas públicas urbanas para pesquisas diversas, como: georeferenciamento de espécies, programas de manutenção da arborização e até para conhecimento de estudantes e da população interessada, tem estimulado pesquisadores do planeta a adotar essa importante ferramenta.

No caso da arborização urbana, o QR code permite o acesso as informações de cada espécie, podendo conter fotos, identificação popular e científica do vegetal, informações sobre pragas e doenças, programas de manutenção georeferenciadas de árvores, porte da planta, curiosidades, idade da espécie, características descritivas, principais usos e inúmeras outras informações consideradas importantes.

Ao posicionar o leitor fotográfico diante do código o usuário é remetido a um endereço eletrônico contendo as informações sobre o vegetal.

Os dados poderão ser gravados em pequenas placas, e fixados no tronco da vegetação, de forma visível e acessível para leitura do código.

A AEASE (Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe), participante do Comitê Consultivo Municipal de Arborização Urbana de Aracaju, recomenda ás prefeituras a adoção de medidas que possam implementar o uso do QR code na vegetação das cidades, envolvendo  instituições, pesquisadores, professores e estudantes.

Com certeza a iniciativa poderá trazer inúmeros benefícios para sociedade e para a disseminação de conhecimentos da nossa flora.


Por: Antonino Campos de Lima – Engenheiro Agrônomo