Pesquisar

A flor-de-cadáver

 


Uma planta de odor insuportável é considerada a flor mais fedorenta do mundo.  Trata-se da
Amorphophallus titanum, uma flor que exala um forte odor de carne podre que serve para atrair insetos polinizadores.

Tem aproximadamente 3m de altura considerada por isso, também a maior flor do mundo, entretanto sua vida é extremamente curta, durando apenas três dias, é também conhecida por titan-arum.

Forma um tubérculo subterrâneo que pode chegar a pesar 100 quilos.  Verdadeiro fóssil vivo em vias de extinção.

Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, inclusive no Brasil, em Goiânia, Belo Horizonte, na Bélgica, na Suiça em diversas outras localidades, permanece endêmica somente às florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor-cadáver".   Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.

         Este nome pode derivar do odor forte que exala, mas lendas contam que na realidade a planta foi assim batizada porque quando desabrochava, a flor devorava quem a cultivou. Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878

         Outra espécie do mesmo gênero é a Amorphophallus paeonifolius, conhecida popularmente por flor-cadáver-do-diabo, por exalar também, quando se abre, um odor fétido. Ela é bastante ornamental e passa seis anos para florecer e no Japão é consumida na alimentação como uma planta alimentícia não convencional (PANC).

 

Nome Popular: Flor-cadaver, titan-arum, jarro-titã.

Nome Científico: Amorphophallus titanum

Família : Araceae


https://www.dn.pt › sociedade › o-estranhocaso-da-flor-

https: pt.wikipedia.org/wiki/Amorphophallus_titanum