Pesquisar

A sequoia-gigante

Talvez sejam, não só as árvores mais altas do mundo atual como também os mais altos organismos vivos. Podendo viver por mais de 2 mil anos, calcula-se que uma sequoia possa atingir mais de 110m de altura e até 9m de diâmetro. Possuem copas cônicas quando jovem e colunar quando adultas. Tronco com casca escura marrom-avermelhada e sulcada, folhas espiraladas, Inflorescências (estróbilos) com flores masculinas e femininas na mesma planta e frutos (cones) ovoides-globosos persistentes contendo escamas duras, coriáceas e enrugadas (Lorenzi, Et al, 2003).

Nos Estados Unidos foram encontradas três sequoias com mais de 100m de altura. Pesquisadores usaram lasers para fazer os cálculos e concluíram que a maior das três tem 115,2m e as outras, 114,7m e 113,1m. Os cientistas querem fazer novas medições e talvez até subir nas árvores para confirmar o recorde. É bem provável que no passado tenha existido alguns espécimes ainda maiores, que foram devastados ao longo do tempo (Wikipédia, 2021).

A sua distribuição natural está restrita a uma estreita faixa da costa do Pacífico da América do Norte, mas no Brasil também existe alguns exemplares, parte deles estão plantados na Serra Gaúcha, em uma reserva que leva o nome de Parque das Sequoias.

Nome Popular: sequoia-gigante, sequoia-vermelha, sequoia-da-costa
Nome Científico: Sequoia sempervirens (D. Don) Endl.
Família: Cupressaceae (Taxodiaceae)

 

LORENZI, H. et al Árvores Exóticas no Brasil (madeireiras,ornamentais,e aromáticas), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2003, p. 74.

WIKIPÉDIA. Sequoia sempervirens. 11/08/2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sequoia_sempervirens> Acessado em: 17/11/2021.