Pesquisar

Jacarandás

 

Temos no Brasil algumas espécies muito especiais de jacarandás, algumas ameaçadas de extinção como é o caso do jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra Vell.) pertencente á família Fabaceae, árvore ornamental frondosa de de 15-25 m de altura, com tronco de 40-80 cm de diâmetro, que ocorre na floresta pluvial atlântica, na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, cuja madeira, atualmente rara, tem sido apenas utilizada para mobiliários de luxo e instrumentos musicais  (Lorenzi et all, 2002).

Além do jacarandá-da-bahia, ocorrem outras espécies de jacarandás nativos, à exemplo do Dalbergia miscolobium Benth, conhecida popularmente como jacarandá-do-cerrado ou caviúna-do-cerrado, com porte mais reduzido, encontrada no bioma cerrado.

Entre as exóticas notáveis temos o jacarandá-mimoso, uma espécie da família Bignoniaceae, (Jacaranda mimosifolia D Don), uma árvore extremamente ornamental, originária da Argentina, Bolivia e do Paraguai, cujo porte de 12-15 m de altura, folhas opostas, compostas, bipinadas, contendo belas flores azul-violetas e corola do tipo campanulada.

Podendo ser usadas em arborização de ruas, parques e jardins, entretanto suas flores apresentam maior profusão em regiões mais distantes do litoral (Lorenzi et all, 2003).

Árvores Brasileiras (Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Nativas do Brasil), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2002., vol1, 4.ed, p.215,  ISBN 85-86714-16-X.

Árvores Exóticas no Brasil (madeireiras, ornamentais e aromáticas), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2003.p.102  ISBN 85-86714-19-24