Pesquisar

A umbaúba

 

Uma árvore nativa do Brasil, atualmente pertencente à família Urticaceae, anteriormente, Moraceae e Cecropiaceae, não endêmica no nosso país, é uma planta extremamente invasora e vegeta, muito comumente em margens de cursos de água, ou surgem em terras devolutas ou em beira de estradas.

Também conhecida popularmente por embaúba, imbaúba, árvore-da-preguiça, ou caxeta e cientificamente por: Cecropia peltata. C. pachystachya, C. hololeuca, C. glaziovii, C. latiloba, entre outras espécies.

A Cecropia peltata, vegeta mais na Região Amazônica, atinge altura de 25m, enquanto as demais espécies são de menor porte.

A Cecropia pachiystachya tem de 4-7m de altura e ocorre comumente na Região Nordeste desde o Ceará, estendendo-se até  Sta. Catarina , atingindo ainda até o Pantanal de Mato Grosso. Nos Estados da Bahia e Sergipe ela é popularmente conhecida por umbaúba, enquanto em outros Estados, como no Ceará, por exemplo, é conhecida por toré e torém, embaúva em Mato Grosso do Sul, já na Paraiba, é conhecida por embaúba.

Essa umbaúba possui folhas bastante lobadas, digitadas a ovadas, variando de dez a cinquenta centímetros de largura, verde escuras na face superior e branco na face inferior e sua copa tem forma de taça.  De modo geralpossuem tronco delgado, atingindo em algumas espécies, até cinquenta centímetros de diâmetro, oco, dividido nos nós conspícuos e cicatrizes estipulares e grandes cicatrizes em forma de "U" e sua casca é de cor cinza e em algumas espécies avermelhada, usados em algumas regiões até para confecção de calhas ou tubos. Flores femininas contendo quatro espádices por inflorescência que podem produzir centenas de pequenos frutos com uma só semente cada.

Frutifica de novembro a abril. Os frutos finos, alongados e quando estão maduros a polpa fica estufada e macia. Os frutos tem gosto de doce de figo e podem ser consumidos in natura, mastigando e expelindo um bagaço  fibroso com as sementes que devem ser cuspidas.

Atrai grande número de pássaros e a arvore é usada até como ornamental além de servir como alimento principal do bicho preguiça. Outra curiosidade dessa espécie é possuir uma simbiose com formigas do gênero Asteca, que utilizam o seu tronco para nidificar (criar ninhos) nos entrenós, em troca oferecem proteção para árvore.

Como se trata de árvore cosmopolita, facilmente encontrada na maioria dos biomas, ao contrário do que muitos pensam, está espécie é erroneamente conhecida como acumuladora de água, até pelo fato de possuir seu tronco oco, quando na verdade ela tem a capacidade de sintetizar água através de suas raízes, onde o seu sistema radicular faz a captação dessa água do solo durante o dia e distribuído para parte aérea da planta onde é usada durante os processos metabólicos. A noite toda essa água que foi distribuída volta para o seu sistema radicular, permitindo a extração través das raízes. Normalmente o melhor horário para captação é ao nascer do sol, quando a planta libera mais liquido pelo seu sistema radicular.