Pesquisar

O Bambu-gigante

Planta da família das gramíneas, no caso o seu maior representante em altura. A maioria das espécies é originária da Ásia e das mais de 1200 espécies catalogadas a maioria cresce apenas nos primeiros anos de vida. Nativos da Ásia tropical e sub-tropical, os bambus crescem em todas as latitudes, desde os trópicos até às regiões frias e desde o nível do mar até 3.400 m de altitude, preferindo "habitats" húmidos e quentes.

Os bambus são gramíneas perenes pertencentes á sub-família Bambusoides, da família Poaceae. Há cerca de 90 géneros e 1000 espécies de bambus. Depois de adulto, o bambu deixa de crescer e forma muitos brotos, gerando um conjunto impenetrável. Algumas espécies florescem apenas uma vez, geralmente com idade mais avançada, entre 80 e 120 anos, e depois morrem. Os bambus são muito importantes para a humanidade e existem mais de 1000 maneiras de utilização do bambu.

Nas primeiras semanas o crescimento dos bambus é muito rápido, tendo sido registado, cerca de 20-30 cm de crescimento vertical, por dia, nos primeiros 6 dias de crescimento. No final da estação de crescimento atingem perto de 15 m de altura, expandindo as folhas, por destacamento completo da baínha.

Estima-se que os bambus detêm o recorde absoluto de velocidade de crescimento nas espécies vegetais, conseguindo alguns atingir um metro de crescimento por dia.

 

Nome Popular: Bambu-gigante, bambu-balde.

Nome Científico: Dendrocalamus giganteus

Família: Poaceae (Graminae)