Pesquisar

Milho

 Uma gramínea originária do continente americano não existe em estado espontâneo e que as mais antigas amostras de milho encontradas em meados deste século, na América revelaram, em testes de carbono radioativo vestígios de grãos de milho que tinham 4 mil anos.

Sabugos de milho com os grãos ornamentavam urnas funerárias mexicanas, descobertas em escavações arqueológicas.

No templo de Cuzco, no peru, ornadas de ouro, prata pedras preciosas, foram encontrados majestosos vasos de prata, cheio de grãos de milho: nos jardins do templo, esculturas de ouro e prata reproduziam pés de milho. O milho era um dos mais importantes alimentos para os nativos americanos e uma mostra disso é que recebia diferentes nomes entre as tribos, mas sempre com o significado de vida. Era comido cozido e assado e, com ele moído, faziam-se bolos e pães. Também foram os primeiros a preparar pipoca.

O milho é a espécie vegetal mais utilizada para pesquisas genéticas. Algumas variedades não comerciais e selvagens de milho são cultivadas ou guardadas em bancos de germoplasma para adicionar diversidade genética durante processos de seleção de novas sementes para uso doméstico - inclusive milho transgênico.


Nome Popular: milho
Nome Cientifico: Zea mays
Família Botânica: Poaceae (Graminae)