Pesquisar

Guaraná

 

Fruto do guaranazeiro é uma espécie vegetal arbustiva trepadeira, podendo chegar a 3 metros de altura, sendo bem adaptada ao clima quente e úmido. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia, Guiana e Venezuela, sendo cultivado principalmente no município de Maués, estado do Amazonas, e na Bahia.

Os frutos consistem em pequenas cápsulas, contendo duas sementes cobertas por um arilo branco, contendo em cada um de seus três lóculos uma semente ovóides, denominada guaraná.

O guaraná é uma das plantas mais ricas em cafeína, correspondendo a aproximadamente 3-6% do fruto. As sementes do guaraná contêm alta concentração de compostos fenólicos, de onde vem a sua ação antioxidante.

O guaranazeiro era considerado uma planta sagrada pelos índios maués. Estes preparavam com as sementes uma massa, também conhecida como guaraná, que utilizavam tanto na alimentação como na cura de diversas, enfermidades.


Nome Popular: guaraná
Nome Cientifico: Paullinia cupana Kunth
Família Botânica: Sapindaceae

Dendê

Fruto do dendezeiro, importante palmeira africana, subespontânea no Nordeste brasileiro e cultivada no Brasil. A palmeira chega a 15 metros de altura. Seus frutos são de cor alaranjada, e a semente ocupa totalmente o fruto. Era consagrado a Ifá (nagô), divindade da advinhação e tinha poderes de previsão do futuro.

De sua polpa extrai-se um óleo avermelhado e adocicado (azeite de dendê), muito utilizado na culinária e também na fabricação de velas, sabões, produtos vulcanizados e combustíveis para mtores. Seu rendimento é muito grande: produz 10 vezes mais óleo que a soja, 4 vezes mais que o amendoim e 2 vezes mais que o coco.

O óleo de dendê, além da sua importante participação na gastronomia baiana, é também utilizado em práticas rituais de religiões de matriz africana.

A região Sudeste da Bahia possui uma diversidade edafoclimática excepcional para o cultivo do dendezeiro, com uma disponibilidade de área da ordem de 752 mil  hectares, aliada à existência do país de uma demanda insatisfeita da ordem de 500 mil toneladas de óleo de dendê. 


Nome Popular: dendê
Nome Cientifico: Elaeis guineensis
Família Botânica: Arecaceae (Palmaceae)

Urucu

O urucu aparece em estado silvestre desde as Guianas até a Bahia, sendo também cultivado em todos os Estados brasileiros, bem como outros países, medindo até cinco metros de altura.

A polpa dos frutos do urucu fornece duas matérias corantes a orelina e a bixina (vermelha), amplamente utilizadas como condimento conhecido como “colorau” e também na indústria, onde serve para colorir cera, seda, manteiga e queijo, entre outras coisas.

Os indígenas empregavam a matéria tintorial do urucu para pintar objetos de cerâmica e as si mesmos, protegendo-se assim, dos raios do sol e picadas de mosquito.

O urucu classifica-se também como espécie ornamental prestando-se ainda á confecção de cercas vivas. De seu líber obtêm-se fibras aproveitadas na fabricação de cordoalha grosseira.


Nome Popular: urucu
Nome Cientifico: Bixa orellana
Família Botânica: Bixaceae