Pesquisar

O Ora-pro-nobis

 

Uma cactácea arbustiva pouco cultivada, também conhecida por rosa-madeiragroselha-da-américa muito interessante por possuir folhas normais, alternas, simples, pecioladas. Na base de cada folha formam-se aos pares os espinhos, em tufos numerosos. Flores róseas reunidas em racemos curtos e densos, axilares e terminais, com ovário súpero, o que é uma exceção da família e cultivada como ornamental e medicinal, além de consumida como prato típico em Minas Gerais e outros Estados.

Planta com porte variando entre 3-6m de altura. As flores concentram-se em pequenos cachos, nas extremidades dos galhos. Os frutos, em forma de fuso ou piriformes, verde-amarelados, do tipo baga, contendo sementes pretas (KINUPP. V. F., LORENZI. H., 2014).

Trata-se de uma espécie endêmica do Brasil, no Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, bastante usada no Nordeste na zona rural em cercas divisórias de propriedades.

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição). Entre seus aminoácidos, possui a lisina e o triptofano em maior quantidade. Conta também com a presença de minerais, como  cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, boro, cobre, ferro e manganês. Em destaque o manganês, zinco e o ferro.


USO NA ALIMENTAÇÃO

Suas folhas branqueadas podem ser usadas para produção de patês, bolinhos fritos, ou refogadas com carne, além de omeletes, saladas, tortas, cozidos. Suas flores também podem ser consumidas refogadas e cozidas no arroz ou feijão, ou sob forma de bolinho ou salteadas.

Patê de ora-pró-nobis: é preparado retirando-se 350g de folhas selecionadas, branqueie e pique. 2 colheres de sopa de azeite, refogue com sal, alho, orégano, pimenta e demais temperos a gosto. Aicione as folhas, mexa e deixe murchar bem. Triture com um pouco de água no liquidificador e em seguida pode consumir quente ou frio (KINUPP. V. F., LORENZI. H., 2014).

Bolinho de folhas de ora-pró-nobis: Colha 400g de folhas os ramos terminais, lave, ferva, escorra e corte em tirinhas finas. Coloque em um recipiente e misture 4 ovos, 1 colher de sal, temperos a gosto, 12 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento. Adicione as folhas picadas e frite em óleo quente, depois é só secar em papel absorvente e servir quente.


Nome Popular: rosa-madeira, groselha-da-america

Nome Cientifíco: Pereskia grandifolia Haw.

Família Botânica: Cactaceae