Pesquisar

O Achachairu e seu uso na culinária

O achachairuzeiro é uma fruteira exótica, nativa da floresta tropical de média altitude da Bolívia e muito apreciada em Ayacucho, Santa Cruz, onde se realizam festas anuais para promoção da fruta.

O achachairu, antigamente denominado Rheedia laterifolia pertence atualmente ao gênero Garcinia. Seu parente mais famoso é o mangostão (Garcinia mangostana L.).

Possui folhas simples, coriáceas, glabras, e lustrosas na sua face superior, de 10-18cm de comprimento. Flores solitárias ou agrupadas em fascículos axilares, masculinas e andróginas. Frutos drupáceos, com casca grossa, amarelos, contendo 1-2 sementes, cobertas por polpa compacta branca, de sabor doce, levemente ácido e muito saborosa. A polpa, não aderente à casca, é bastante suculenta e de textura mucilaginosa, e após retirada dos frutos se oxida rapidamente.


Muitas vezes confundido com o Bacupari (Garcinia brasiliensis), devido a aparência dos frutos semelhantes, porém de sabor diferente.

O achachairu possui substâncias como biflavanóides e benzofenonas tanto nas folhas, como nos frutos com efeitos imunotóxicos, anti-inflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos, além de ser rica em potássio, ácido fólico e vitamina C e indicado para reumatismo, úlceras gástricas, cicatrizante, digestivo, laxante, entre outas enfermidades.


 

USO NA ALIMENTAÇÃO

 

Assim como o bacupari e o bacuri, o achachairu além do seu tradicional consumo in natura, apresenta um grande potencial, ainda pouco utilizado, para industrialização de doces, pavê, sucos, polpa, sorvetes, além de frisante e outros produtos. 


Doce de achachairu: Retire a casca e remova a polpa do fruto. Para cada 1kg de polpa, use 500g de açúcar cristal, em seguida mexa bastante até obter o ponto desejado, quando o doce gruda na colher. Caso prefira o ponto de geleia, é só retirar do fogo antes. 




Pavê de achachairu: Bata no liquidificador a polpa, leite condensado, iogurte e o creme de leite. Vá acrescentando leite, de forma que a massa não fique dura. Numa vasilha própria, faça uma camada de biscoitos levemente embebidos no leite e cubra os biscoitos com uma camada do recheio. Em seguida alterne as camadas, deixando a última coberta com o recheio.

 

Nome popular: achachairu, bacupari-da-bolivia, tapacuarai
Nome científico: Garcinia humilis
Família botânica : Clusiaceae

 

https://ciprest.blogspot.com/2017/03/achachairu-boliviano-garcinia-humilis.html
https://www.mundoboaforma.com.br/achachairu-para-que-serve-e-beneficios
https://conexaosafra.com/curiosidades/o-que-achachairu